Pulgas e carrapatos são os ectoparasitas mais comuns em cães e gatos, especialmente durante os períodos mais quentes do ano, nos quais o calor e a umidade propiciam sua reprodução.
Além de causarem desconforto aos animais, as pulgas e os carrapatos também podem transmitir doenças graves, tais como anemia, verminoses e alergias cutâneas decorrentes das picadas das pulgas.
Pulgas:
- Parasitas hematofágicos, alimentam-se de sangue.
- Têm a capacidade de saltar até 200 vezes o comprimento do próprio corpo.
- Adaptam-se facilmente ao ambiente, permanecendo por longos períodos no solo, frestas, camas dos animais, roupas e outros objetos.
- Vivem nos animais para se alimentar, retornando ao ambiente após se alimentarem.
- Uma única pulga pode depositar de 40 a 50 ovos por dia.
- Além do estresse causado, são responsáveis pela transmissão de doenças como verminoses (Dipylidium caninum), anemia e alergias cutâneas decorrentes das picadas.
Carrapatos:
- Parasitas que se fixam firmemente à pele dos animais devido à sua anatomia, e removê-los descuidadamente pode causar sangramentos e feridas.
- Uma fêmea pode depositar milhares de ovos por dia.
- Vivem no ambiente e sobem nos animais para se alimentar, podendo permanecer por longos períodos em objetos, roupas, camas, tapetes e frestas.
- Vetores de doenças graves, tanto para animais quanto para seres humanos, como Babesiose, Erliquiose e Febre Maculosa, que podem ser fatais.
Os animais contraem pulgas por meio do contato com outros animais, durante passeios e, como esses parasitas podem permanecer viáveis no ambiente por muito tempo, podemos inadvertidamente trazê-los para casa em nossas roupas e calçados.
Apenas 5% desses parasitas estão presentes nos animais, o que significa que, quando detectados, o ambiente já está 95% infestado. A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas, podendo ser feita por meio de medicações tópicas (aplicadas diretamente na pele do animal), medicamentos orais, coleiras antipulgas e outras opções. Alguns medicamentos agem mais rapidamente, outros são mais palatáveis e alguns oferecem uma proteção mais prolongada, como as coleiras.
Cada animal, de acordo com sua idade, peso, raça e estilo de vida, requer uma abordagem de prevenção personalizada. Consulte um médico veterinário de confiança para determinar qual é a melhor opção para o seu animal de estimação.
Comments