top of page

Coronavirus x Animais de estimação: recomendações do CFMV e OMS


O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu, nesta terça-feira (17), novas recomendações sobre o atendimento veterinário durante a crise do coronavírus, esclarecendo dúvidas sobre a relação com animais de estimação.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento não há evidências científicas significativas que comprovem que animais de estimação possam contrair ou transmitir o novo coronavírus (Covid-19). No entanto, a organização recomenda que pessoas infectadas evitem o contato próximo com seus cães e gatos.


O médico veterinário tesoureiro do CFMV, Wanderson Ferreira, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, esclarece que, embora exista um tipo de coronavírus que afeta o trato gastrointestinal dos cães, não há relação com o Covid-19, que afeta as vias respiratórias humanas.


É importante ressaltar que a vacina V10, que protege contra diversas cepas virais, incluindo o coronavírus canino, não é eficaz em seres humanos e não está relacionada ao Covid-19.

Para prevenir a propagação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda a lavagem frequente das mãos com água e sabão, preferencialmente utilizando toalhas de papel para secagem. O uso de álcool em gel também é indicado quando não for possível lavar as mãos. Além disso, é recomendável evitar tocar nos olhos, boca e nariz sem higienização, assim como evitar locais com aglomeração. O uso de máscara é preferencial para pessoas doentes e deve ser trocada sempre que estiver úmida.


Para contribuir com o controle do coronavírus, estamos intensificando os protocolos de higienização em nossa clínica e limitando o número de tutores presentes nas consultas de seus animais de estimação. Salvo em casos de emergência, as consultas devem ser agendadas previamente para evitar aglomerações. As diretrizes de atendimento podem ser alteradas conforme as recomendações das autoridades sanitárias. Qualquer mudança será comunicada por meio de nosso site e redes sociais.


Agradecemos a compreensão e paciência de todos. Juntos, podemos superar esse desafio.


Para mais informações, acesse:

- [Página oficial sobre o coronavírus do Ministério da Saúde](http://coronavirus.saude.gov.br)

Comments


bottom of page